DISCO NOVO!

TIO BILIA NO VIOLÃO

A música de Tio Bilia por Marcello Caminha.
Da Gaita para o Violão.

DA GAITA PARA O VIOLÃO GAÚCHO

Antônio Soares de Oliveira, o Tio Bilia, nasceu em Santo Ângelo/RS, no dia 5 de agosto de 1906, na localidade de Serra de Cima, hoje município de Entre-Ijuís. 

Desde os 15 anos animava bailes na sua região, embora tenha ficado famoso somente a partir da década de 1950, quando ganhou projeção para todo o Brasil, principalmente após a gravação do seu primeiro LP, em 1963.

 Tio Bilia – Baile Gaúcho – Vol 01 – com Tio Bilia e Virgilio Pinheiro – o levou a ser considerado para o Brasil como “O Rei da 8 Baixos”.

Tio Bilia, foi um dos primeiros instrumentistas do Rio Grande do Sul a ganhar projeção em carreira solo.

Seus solos de gaita influenciaram várias gerações de gaiteiros, principalmente da gaita de botão ou “gaita-ponto”, o que promoveu, ao longo das décadas, uma safra muito boa de “gaiteiros de botão”.

DESCRIÇÃO DAS MÚSICAS


1) Vanerão gaúcho – O nome do ritmo musical “Vanerão” é atribuído ao Tio Bilia. Segundo pesquisas, foi ele quem usou pela primeira vez a palavra Vanerão, como denominação de umas Vaneiras “muito rápidas” que tocava na sua gaita de 8 baixos.

2) Tio Bilia na 8 baixos – Ritmo Rancheira, de autoria do Tio Bilia. Este tema tem uma característica muito peculiar em um determinado momento da composição, que é uma parte que fica somente marcando a Rancheira na baixaria da gaita. aqui, como estamos lidando com violões, quem faz essa representação é o Guitarrón.

3) Missioneiro – Este é o maior sucesso do Tio Bilia. Tem muitas regravações e é tocado por muitos gaiteiros e gaiteiras, tanto da gaita piano quanto da gaita de botão. Tem a peculiaridade de ser muito fácil pra se tocar na gaita, ideal para quem está iniciando a aprender gaita de botão.

4) Gauchada do meu pago – Ritmo Xote, de autoria do Tio Bilia.

5) Casório do Batista – Outro Vanerão muito conhecido do Tio Bilia, gravado por gaiteiros famosos, entre eles Albino Manique.

6) Tropeiro em apuro – Outro Vanerão, este de autoria de Virgílio Pinheiro, que foi quem gravou com Tio Bilia o seu primeiro LP “Baile Gaúcho”, sendo neste disco o lado A com Tio Bilia e o lado B com Virgílio Pinheiro.

7) Surungo no Quintino – Este, um Contrapasso, um dos ritmos bem antigos da música gaúcha. Autoria também do Tio Bilia.

8) Salta caroço – outro Vanerão, de autoria do Tio Bilia.

9) Dois corações – uma Valsa, de autoria de Virgilio Pinheiro, também faz parte do LP Baile Gaúcho.

10) Lembrança do Morro Negro – uma Polquinha, de autoria de Virgilio Pinheiro.

11) Serra de Cima – Uma Rancheira, que foi batizada com este nome porque foi na Serra de Cima, interior de Santo ngelo/RS o local onde nasceu Antônio Soares de Oliveira, o Tio Bilia, em 1906.

12)Bugio extraviado – Bugio de autoria do Tio Bilia, fiz questão de fechar o álbum com ele porque ficou muito curiosa essa gravação com violão, uma vez que sempre que se fala em Bugio lembramos de uma gaita.

APRENDA A TOCAR O TIO BILIA NO VIOLÃO

Aprenda a tocar a partir da tua casa. O pacote completo contém as 12 músicas com acesso vitalício e parcelamento em até 12 vezes!

1) Vanerão gaúcho 

2) Tio Bilia na 8 baixos

3) Missioneiro 

4) Gauchada do meu pago

5) Casório do Batista

6) Tropeiro em apuro 

7) Surungo no Quintino 

8) Salta caroço 

9) Dois corações

10) Lembrança do Morro Negro 

11) Serra de Cima 

12)Bugio extraviado