Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Videoaula

Curso Violão Gaúcho

aulas de violão em Porto Alegre

informações: http://violaogaucho@gmail.com

 


VIDEO AULA EM DVD RITMOS MUSICAIS GAÚCHOS TOCADOS NO VIOLÃO

47 FORMAS DE SE TOCAR NO VIOLÃO OS RITMOS MUSICAIS GAÚCHOS MAIS USADOS

CONTÉM OS RITMOS: MILONGA, CHAMARRA, VANERA, VANERÃO, MILONGÃO, TANGO, XOTE, RANCHEIRA, VALSA, RASGUIDO DOBLE, POLCA E CHAMAMÉ

CONTÉM OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS A SEREM REALIZADOS PELA MÃO DIREITA NA EXECUÇãO DOS RITMOS

CONTÉM AS FORMAS DE ESCRITA DOS RITMOS GAÚCHOS.

MATERIAL INDICADO PARA QUEM TEM UMA INICIAÇÃO MÍNIMA NO VIOLÃO, OU SEJA, JÁ REALIZA ALGUNS MOVIMENTOS BÁSICOS NA MÃO DIREITA E SABE ALGUNS ACORDES NA MÃO ESQUERDA.

PARA ESTUDAR PELO DVD NÃO É NECESSÁRIO TER CONHECIMENTO DE TEORIA MUSICAL.

 acesse o blog:  http://violaogaucho.blogspot.com

 

Como surgiu a idéia de gravar uma vídeo aula

Em 2002 comecei a dar aulas de violão em Porto Alegre. Desde o início, direcionei o material didático para a música regional gaúcha, entendendo que, além de ser o estilo que eu me sinto mais à vontade para tocar, eu estaria sendo mais útil como professor, uma vez que, em outros estilos, existem vários bons professores em Porto Alegre. Daí vieram os alunos e a maior solicitação sempre foi aprender a tocar os ritmos musicais gaúchos no violão. Bom. aí surgiu um problema: como formatar didaticamente esse material que é tão subjetivo e sobre o qual existem tão poucas referências na literatura do violão? Então, comecei a analisar calmamente o jeito como EU toco ritmos gaúchos no violão. Foram vários anos de auto-observação, até que eu cheguei ao ponto de conseguir registrar graficamente todos os movimentos que eu faço na mão direita quando toco os ritmos. Bem. já estava meio caminho andado mas o problema perdurava: como dar uma forma didática a isso tudo? Então, criei um sistema próprio que intitulei SISTEMA DOS ELEMENTOS, que estuda passo a passo cada movimento realizado pela mão direita na execução de um ritmo musical. Dai a coisa ficou mais fácil e finalmente consegui tornar o assunto "ensinável". Alguns alunos eventualmente filmam as minhas aulas. Então, comecei a acumular vídeos gravados em DVD e posteriormente presenteados por alunos. Um belo dia pensei: "bom, acho que tá na hora de compartilhar esse material com mais pessoas, principalmente aquelas que não têm acesso às aulas. Vou produzir uma Video Aula". Mas eu não queria simplesmente um vídeo didático e sim um material que mostrasse a cultura gaúcha associada ao violão, defendendo a minha teoria que que a "gauchada" tem um jeito próprio de tocar o violão que é muito relacionado à rusticidade que vem do campo. Para isso, fui buscar um lugar que me desse os subsídios necessários para a produção deste trabalho. Ficamos uma semana lá na Estância da Vertente, gravando de noite e campereando de dia, registrando tudo...cada momento. Registramos imagens de campo belíssimas, que me levaram a incluí-las no material, criando um capítulo à parte, só sobre a lida de campo. Tudo isso resultou no DVD que intitulei Video Aula VIOLÃO GAÚCHO. Quem vai dizer mais é cada um de vocês, quando assistir. A mim, coube a grata satisfação de produzir este trabalho e a certeza de estar contribuindo para a preservação da Cultura Gaúcha. Bom estudo a todos!


PRESS RELEASE (em PDF)